Para você, que é fã do canto coral, vai aqui uma dica de um show que vale a pena conferir. O BDMG Cultural apresenta:
Coros do Messias de Händel com o Coral BDMG sob regência do maestro Arnon Sávio Reis de Oliveira, dia 24 de novembro, às 20h30, na Fundação de Educação Artística. Entrada franca.
O Coral BDMG sob a regência do maestro Arnon Sávio Reis de Oliveira com acompanhamento da pianista Patrícia Valadão interpreta os coros do oratório Messias (Messiah) (1741) de Georg Friedrich Händel, sua mais famosa criação e uma das mais populares obras corais da literatura ocidental. Narra a vida de Jesus Cristo. Apesar da obra ter sido concebida para a Páscoa e nela ter sido apresentada pela primeira vez, após a morte de Händel tornou-se tradição executar o oratório durante o Advento, o período preparatório para as festas do Natal.
Curiosamente, conta-se que na primeira apresentação do Messias em Londres, o rei da Inglaterra, George II, estava presente. Quando o coral começou a entoar os primeiros cantos do "Hallelujah", o rei, embevecido e impressionado com a portentosidade e a beleza daquela oração, automaticamente levantou-se de sua poltrona. Quando viram que o rei estava em pé, toda a audiência ergueu-se, daí o costume da plateia permanecer em pé durante a execução da ária mais famosa de todos os oratórios.
Criado pelo BDMG Cultural, o Coral BDMG iniciou suas atividades em 1989 com o objetivo de divulgar a música coral. Com repertório eclético, além de concertos anuais, desenvolve dois projetos de grande repercussão: Quatro Cantos Coral na Praça, há 17 anos reunindo coros no coreto da praça da Liberdade em Belo Horizonte e Coral BDMG na Estrada Real, há 6 anos levando a música colonial mineira nas cidades da Estrada Real. Lançou os CDs "Pelos Qu4tro Cantos do Brasil", uma coletânea de peças representativas das diversas influências na formação da música brasileira, “Coral BDMG na Estrada Real” de música colonial composta em Minas Gerais e um videoclipe do Hino Nacional Brasileiro.
Notícia disponibilizada pelo Coral BDMG em 17/11/2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário